Responder ao Tópico
Página 1 de 2 1 2 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17

Tópico: Série de Dicas - Produtividade: como otimizar

  1. #1
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Série de Dicas - Produtividade: como otimizar

    Introdução:

    Esta é uma série de dicas e explicações que disponibilizo para melhorar a produtividade da sua ilha.

    Leia aos poucos e tente aplicar na sua ilha.

    Também agradeço por retornos que permitam melhorar as dicas. Me mande mensagem no jogo ou coloque seu post ao final desta série.

    Índice de Posts:
    #1 - Construções não produtivas
    #2 - Um bom lugar: ter como vizinho um depósito
    #3 - Como calcular o tempo de produção
    #4 - A disposição ideal
    #5 - A disposição ideal na realidade
    #6 - E então, onde construo meus prédios?
    #7 - Posicionando uma cadeia produtiva perfeita (cadeia do pão)
    #8 - Posicionando unidades que dependem de depósitos
    #9 - Projetando uma cadeia de produção (cadeia da moeda)
    #10 - Como a catalisação altera o projeto de uma cadeia
    #11 - Upando de maneira equilibrada
    #12 - Algumas dicas finais

    Mark_Explorer
    United Settlers
    Última edição por Mark_Explorer; 26.03.14 às 22:46.

  2. #2
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Post #1 - Construções não produtivas

    No começo do jogo a ilha parece enorme, com muitos espaços para construção. No entanto à medida que o jogo evolui estes espaços são ocupados. Existe uma lógica na ocupação que permite uma produtividade otimizada. Ao longo das próximas dicas trataremos deste assunto.

    Por hora a dica #1 é colocar os prédios que não são produtivos (residências, caserna, casa de provisões, taverna, central de negócios) nos locais mais afastados e de difícil acesso. Isto libera espaço útil e não prejudica a produção. Como exemplo vejam nas ilhas de muitos jogadores como as residências estão espalhadas nas bordas da ilha, geralmente entre montanhas e árvores.

    Se você quiser seguir esta dica, pode mover as construções dos locais atuais para estes novos locais através do Menu de Construção > Caixa de Ferramentas > Mover Prédio. Há um pequeno custo para isto, mas vale a pena. Faça aos poucos para não comprometer demasiadamente seu estoque.
    Última edição por Mark_Explorer; 26.03.14 às 22:37.

  3. #3
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Post #2 - Um bom lugar: ter como vizinho um depósito

    Na dica anterior liberamos espaços para as Unidades Produtivas. Vamos então observar melhor estas construções.

    Você já deve ter notado que quando se seleciona uma Unidade Produtiva, na aba Detalhes aparece uma descrição dos tempos de produção.
    O "Tempo de Produção" propriamente dito não pode ser alterado. É fixo e depende apenas do tipo de Construção.
    Todos os outros tempos que aparecem lá (Armazém > Depósito; Área de Trabalho > Depósito; Limpar; Preparações para o Trabalho) dependem da localização do prédio em relação ao Armazém e, no caso de Unidades que extraem material de um Depósito, da distância ao Depósito. Ou seja, é o tempo gasto para o Colono ir à fonte de matéria-prima, retornar à Unidade produtiva e depois para entregar o produto finalizado no armazém e retornar à Unidade de produção para o próximo ciclo.

    A dica portanto é: para melhorar a produtividade procure sempre manter as unidades produtivas perto dos Armazéns e perto dos Depósitos de matéria-prima. Neste sentido, as posições mais nobres que podem existir são as vizinhas aos Armazéns.

    Nas próximas dicas vamos analisar melhor este posicionamento das Unidades Produtivas em relação aos Armazéns.
    Última edição por Mark_Explorer; 26.03.14 às 22:43.

  4. #4
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Post #3 - Como calcular o tempo de produção

    Antes de analisarmos com mais cuidado o posicionamento dos prédios em relação ao Armazém e aos Depósitos precisamos entender como se calculam os tempos de locomoção do colono. Você já deve ter notado que quando se constrói um prédio, ou quando se seleciona um já construído, aparece um caminho de bandeiras. Existem duas cores:
    - verdes: ligam o prédio ao armazém
    - amarelas: ligam o prédio ao depósito.

    Temos vários tipos de depósitos:
    - campos de trigo
    - minas
    - árvores
    - cardumes
    - animais selvagens

    A conta a fazer para descobrir o tempo de deslocamento é simples: multiplicar o número de bandeirinhas por 2 segundos.

    Um exemplo: um lenhador com 3 bandeirinhas verdes até o armazém e 4 bandeirinhas amarelas até o depósito de árvores:
    - para ir ao armazém: 3x2=6 segundos
    - para voltar do armazém: mais 6 segundos
    - para ir ao depósito: 4x2=8 segundos
    - para voltar do depósito: mais 8 segundos
    Somando estes tempos ao tempo de produção de 1:30 minutos, resulta em um total de 1:58 minutos.

    Verifique você mesmo estas contas para alguns dos seus prédios.
    Última edição por Mark_Explorer; 26.03.14 às 22:21.

  5. #5
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Post #4 - A disposição ideal

    Anteriormente verificamos como se calcula o tempo de deslocamento dos colonos e já sabemos que os prédios devem ficar próximos aos Armazéns. Neste post vamos analisar as possibilidades que temos de posicionamento dos prédios.

    As construções no jogo são todas moduladas. Cada módulo equivale à distância entre duas bandeiras. Os menores objetos possuem tamanho 1x1 (objetos de decoração). Já a maioria dos prédios de produção tem tamanho 2x2 e alguns especiais são maiores. A prefeitura por exemplo é 5x4. O ponto de saída/chegada de um prédio é sempre voltado para frente (para ser mais exato na direção sudeste). Cliquem sobre as construções para conferir estes detalhes.

    A menor distância possível para um armazém é de 2 módulos (3 bandeiras), quando a construção é posicionada ao lado (esquerdo ou direito) do Armazém. Cada trecho de deslocamento do colono durará portanto 6 segundos (2x3). Esta é a posição mais nobre e é somente esta, bem ao lado do armazém.

    A segunda melhor posição possui tempo de deslocamento de 8 segundos (4 bandeirinhas). Existem 4 possibilidades onde se obtém este tempo. 2 imediatamente à frente e 2 imediatamente atrás do armazém.

    Desta forma têm-se agora 6 prédios ao redor do armazém, e estas 6 posições são as melhores possíveis. Prosseguindo com o posicionamento de mais prédio ao lado destes, obtém-se ainda 2 posições com tempo de deslocamento de 10 segundos e 4 com tempo de deslocamento de 12 segundos.

    Pode-se ainda conseguir mais outras 2 posições de deslocamento 12 segundos colocando 2 prédios à frente dos 2 que estão na frente do armazém.

    Pronto, temos um total de 14 prédios muito bem posicionados ao redor do armazém. Para ilustrar a explicação observem a imagem a seguir que mostra este posicionamento:


    Última edição por Mark_Explorer; 26.03.14 às 22:22.

  6. #6
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    #5 - A disposição ideal na realidade

    Na dica anterior apresentamos um arranjo otimizado de prédios ao redor do armazém. Espero que a explicação não tenha sido muito confusa. Se ainda ficaram dúvidas, por favor mandem uma mensagem.

    Continuando...

    É óbvio que não se pode fazer este arranjo ideal em qualquer lugar da ilha, por causa das pedras, árvores, montanhas, lagos, etc. As áreas abertas são portanto muito nobres, e devem ser utilizadas para os prédios de produção. Creio que na ilha toda apenas umas 3 perfeitas (completas) podem ser feitas, além de algumas outras onde ficam faltando 1 ou 2 posições.

    Precisa de um pouco de criatividade e paciência para tentar achar a posição ideal do armazém, de modo que um arranjo destes possa ser montado ao redor dele. Pequenas pedras e árvores podem inutilizar um espaço se cairem dentro do espaço 2x2. Já se estiverem nos limites dos prédios não atrapalham.

    Dica 1: visitem outras ilhas e analisem quem conseguiu seguir este planejamento.

    Dica 2: ao tentar ocupar uma nova área, primeiro analisem as áreas disponíveis para construção, tentem centralizar uma posição para o armazem e façam a divisão do espaço ao redor dele utilizando a construção de ruas. Como estas não tem custo pode-se construí-las para verificar como aquele espaço poderá ser ocupado e depois demolir novamente para tentar outro arranjo caso a primeira tentativa não tenha ficado boa.

  7. #7
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Post #6 - E então, onde construo meus prédios?

    Já descobrimos quais as melhores posições para construir um prédio em relação ao armazém. Mesmo assim temos posições diferenciadas, com tempos de deslocamento do prédio ao armazém desde 6 a 12 segundos. Surge então a pergunta: quais prédios devo colocar nas posições mais nobres (6 e 8 segundos) e quais posso colocar mais longe (10 e 12 segundos)?

    Vamos ter que analisar esta questão em partes, pois não existe uma regra única e universal. Vou passar algumas regrinhas, que você poderá usar para tomar as suas decisões.

    Um dos erros que as vezes se comete é tentar colocar prédios que produzem itens mais caros nas melhores posições. Ocorre porém que estes prédios em geral tem altos tempos de produção básica (o tempo efetivamente consumido dentro da construção para fabricação). Neste caso uma pequena diferença no tempo de locomoção não faz muita diferença.

    Exemplo: comparação entre armeiros de Aço e de Bronze

    # Armeiro de Aço
    Tempo básico de produção = 24min 0seg
    Melhor posição (6s): Tempo de deslocamento = 4x6 = 24seg --> Tempo total = 24min 24seg
    Pior posição (12s): Tempo de deslocamento = 4x12 = 48seg --> Tempo total = 24min 48seg
    Ganho de eficiência ao passar de posição 12 para 6 = 1,6%

    # Armeiro de Bronze
    Tempo básico de produção = 6min 0seg
    Melhor posição (6s): Tempo de deslocamento = 4x6 = 24seg --> Tempo total = 6min 24seg
    Pior posição (12s): Tempo de deslocamento = 4x12 = 48seg --> Tempo total = 6min 48seg
    Ganho de eficiência ao passar de posição 12 para 6 = 5,9%

    É claro que não basta considerar os números brutos neste caso, pois pode ser que 1,6% de espadas de aço valem mais que 5,9% de espadas de bronze.
    Pode também ocorrer que ao longo do jogo as prioridades mudem. Neste mesmo exemplo, quando se inicia o recrutamento de Soldados surge uma grande demanda de espadas de aço, mas logo se consegue um estoque razoável que não se reduz muito, já que Soldados geralmente não se perde muitos nas Batalhas. Já Recrutas são itens que precisam ser repostos constantemente.

    Existem ainda outras questões que precisam ser analisadas. Nos próximos posts vamos analisar prédios de uma mesma cadeia de produção.

  8. #8
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Post #7 - Posicionando uma cadeia produtiva perfeita (cadeia do pão)

    Vamos agora analisar prédios de uma mesma cadeia de produção para decidir qual colocar em qual posição.

    Quando se olha para uma cadeia de produção, o que realmente interessa é a maximização da produção da ponta final da cadeia, que é o produto mais valioso e que tem usos práticos na evolução da ilha. Não tem muita vantagem deixar sobrar produto nos outros elos da cadeia. Mas também não se pode deixar faltar suprimentos. A situação ideal é que o saldo da produção dos elos intermediários seja próximo de zero.

    Sendo assim é necessário avaliar bem qual dos prédios colocar em cada posição. Prédios intermediários podem muitas vezes ser colocados mais longe e mesmo assim produzir matéria-prima suficiente para deixar toda a cadeia equilibrada.

    Analisaremos o exemplo de uma das mais importantes cadeias de produção do jogo:
    Cadeia do Pão = Fazenda>Moinho>Padaria

    Padaria: tempo total de produção = 3:00 + (4 x desloc)
    Moinho: tempo total de produção = 6:00 + (4 x desloc)
    Fazenda: tempo total de produção = 12:00 + (4 x desloc)

    Como o tempo de produção do Moinho é o dobro da Padaria são necessários dois Moinhos para abastecer uma Padaria. A Padaria tem baixo tempo de produção e é o fim da cadeia, então é o prédio ideal para ser colocado na posição de deslocamento 6seg (ao lado do armazem). O tempo total de produção da Padaria neste caso é de 3:24. Isto significa que a cada 3:24 é produzido 1 Pão e é consumida 1 Farinha. Para que os Moinhos produzam Farinha neste mesmo ritmo pode-se colocá-los em uma posição que resulte em um tempo de produção total de 6:48 (6:48 / 2 = 3:24). Ou seja, os Moinhos podem ser colocados nas posições de deslocamento 12seg.

    As Fazendas poderiam ser colocadas ainda mais longe. São necessárias 2 Fazendas para abastecer cada Moinho (ou 4 para abastecer 2 Moinhos que abastecem 1 Padaria). Para ficar em equilíbrio com o Moinho o tempo total de produção das Fazendas pode ser de 13:36, o que equivale a uma posição de deslocamento de 24seg, o que é bem longe.

    Na prática não deixamos as Fazendas tão longe pois o Trigo produzido pode também ser utilizado em outras cadeias de produção como Fermentado e Estábulos.

  9. #9
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Post #8 - Posicionando unidades que dependem de depósitos

    No post anterior analisamos a produtividade da cadeia do pão, mas consideramos apenas os deslocamentos das Unidades Produtivas para o Armazém. Acontece que há uma série de Prédios de Produção que se conectam com o Armazém apenas para entregar o produto final, mas obtém a matéria-prima de um Depósito. Exemplos desses prédios:
    -Silvicultores e Lenhadores
    -Cabanas de caça
    -Pesqueiro
    -Fazendas
    -Cantarias

    Para estes vale a seguinte regra: posicionar no caminho direto entre o Depósito e o Armazém. Como os depósitos tem localização fixa, o que acaba definindo a produtividade destes prédios é uma boa escolha da localização do armazém. Portanto, quando construimos um Armazém devemos além de escolher um local adequado que permita instalar os prédios ao redor do Armazém (conforme o esquema mostrado anteriormente), devemos ainda dar uma olhada quais os recursos (Depósitos) que estão nas redondezas.

    Há ainda dois tipos especiais de Prédios que não tem deslocamento para Depósito pois a própria unidade é o depósito:
    -Minas
    -Poços

    Para estes vale a mesma regra dos demais prédios: o mais perto possível dos armazéns.

  10. #10
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila

    Post #9 - Projetando uma cadeia de produção (cadeia da moeda)

    Neste post vamos ver como se projeta uma cadeia de produção. Como exemplo vamos utilizar uma cadeia de produção muito desejada: a cadeia de produção de moedas de ouro.

    A cadeia das moedas é composta por:

    - Mina de ouro: tempo total de produção = 12:00 + (2 x desloc)
    *Obs: lembre-se que as minas são o próprio depósito, por isso só 2x desloc
    - Fundição de ouro: tempo total de produção = 12:00 + (4 x desloc)
    - Cunhagem tempo total de produção = 24:00 + (4 x desloc)

    Vamos começar o projeto com a Cunhagem e inicialmente vamos desprezar os tempos de deslocamento.
    A cada ciclo de 24 minutos é produzida 1 moeda e para isto são gastas 4 barras de ouro (confira na parte inferior da Janela da Cunhagem, na aba Detalhes).

    A pergunta agora é: quantas fundições são necessárias para fornecer estas 4 barras de ouro em 24 minutos?
    1 fundição produz 1 barra de ouro a cada ciclo de 12 minutos. Em 24 minutos teremos portanto 2 ciclos, gerando 2 barras. Serão necessárias portanto 2 fundições para produzir as 4 barras.

    Estas duas fundições consomem em 24 minutos 8 minérios de ouro (2 fundições x 2 ciclos x 2 minérios/ciclo).
    As minas produzem 1 minério a cada 12 minutos, ou seja, 2 a cada 24 minutos. Para dar conta de produzir 8 minérios precisaremos portanto de 4 minas de ouro.

    Pronto, temos a configuração básica da nossa cadeia:
    4 minas : 2 fundições : 1 cunhagem

    Para deixar a cadeia completa ainda precisa-se de carvão para a fundição. Faça as contas e verifique quantas minas, carvoarias ou reciclagens seriam necessárias para abastecer as 2 fundições.

    No link a seguir temos um Post da jogadora Yeeey. Nele estão todas as cadeias de produção.

    http://forum.thesettlersonline.com.b...u%C3%A7%C3%A3o

    Na próxima dica vamos analisar como os catalisadores alteram este esquema básico.
    Última edição por Mark_Explorer; 28.03.14 às 20:51.

Responder ao Tópico

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  • BB Code está Ligado
  • Smilies estão Ligados
  • Código [IMG] está Ligado
  • Código HTML está Desligado