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LuizRocha
31.01.13, 00:13
Você percebe que quando tu vai colocar um edifício, aparece um caminho verde cheio de bandeirinhas?
Esse é o caminho que o colono escalado para aquele edifício vai fazer quando estiver trabalhando lá.

Normalmente uma casa tira matéria prima de um depósito (que pode ser algo na natureza, tipo árvores, ou um armazém) e devolve um produto para o armazém mais próximo. Quando você vai colocar uma casa, o jogo diz o tempo total que esse transporte de recursos vai consumir do teu colono. Esse tempo é um tempo em que o edifício pára de produzir - porque o trabalhador não está lá. Logo, quanto menor o tempo de transporte, mais tu vai produzir em 12 horas (a medida do jogo é em unidades por 12 horas).

Então, quanto mais perto os teus edifícios estiverem dos armazéns e da fonte dos recursos que eles usam, menos tempo será desperdiçado e maior será a produtividade.

A minha dica é que os jogadores tentem posicionar os armazéns estrategicamente para que muitos edifícios possam ficar perto dele - especialmente as minas, que precisam ser reconstruídas com frequência.

Vamos ver um exemplo:
http://forum.thesettlersonline.com.br/attachment.php?attachmentid=53&stc=1&d=1359579071
Repare a descrição do caminho do fazendeiro na janela que aparece quando se clica na fazenda. Ele começa indo da fazenda para o campo de trigo. Depois, vai do campo de trigo para a fazenda (levando o trigo), depois vai da fazenda para o armazém, para deixar o trigo lá, depois volta para a fazenda para então reiniciar o processo. O tempo total que aquele fazendeiro leva é 20 segundos. Esse tempo impacta na produção; mas neste caso, o impacto é o menor possível, pois a fazenda não poderia estar mais perto do armazém do que está.

Agora veja a outra figura:
http://forum.thesettlersonline.com.br/attachment.php?attachmentid=54&stc=1&d=1359579080
Aqui a fazenda fica um pouco mais longe, logo o tempo total também é maior.

Veja o detalhe nesta terceira:
http://forum.thesettlersonline.com.br/attachment.php?attachmentid=58&stc=1&d=1359580138
Apesar de a fazenda estar mais perto do armazém se comparada à da figura anterior, o tempo de transporte é o mesmo. Isso acontece porque o fazendeiro precisa contornar a própria fazenda para chegar à entrada do armazém.

Por isso, o jogador deve ter uma coisa em mente: OS COLONOS NÃO VOAM. Eles não saem do centro das casas, mas das suas entradas. Isso implica em ter de contornar obstáculos para chegar ao destino - e um dos obstáculos pode ser a própria casa ou o próprio destino.

Veja um exemplo de como o destino pode ser um obstáculo:
http://forum.thesettlersonline.com.br/attachment.php?attachmentid=59&stc=1&d=1359580167
Aqui, o colono deve contornar o armazém para deixar as barras de cobre nele. Ele não entra no armazém pelas costas deste, mas pela entrada, que fica na frente, como foi esquematizado na figura abaixo:
http://forum.thesettlersonline.com.br/attachment.php?attachmentid=57&stc=1&d=1359579110

Assim, dá pra concluir que é mais rápido para um colono levar recursos para um armazém se o seu edifício estiver bem ao lado desse armazém, pois assim não precisará contornar casa alguma.
Dessa maneira, o jogador pode aumentar a sua produtividade se planejar a localização dos edifícios e armazéns para que o caminho seja o menor possível.

Ah, e tenha outra coisa em mente: o tempo de transporte varia com o recurso transportado. Afinal, trigo é mais leve que ferro!

Espero que tenha ajudado =)

LuizRocha

loco
31.01.13, 00:23
Muito bom o topico!

LuizRocha
31.01.13, 00:46
Obrigado :)

Sheilinha
31.01.13, 02:21
Otimo !!!! ^^

pato
31.01.13, 23:48
Muito bom Parabens pelo tópico LuizRocha!

Lepu
01.02.13, 00:12
Assimile os conhecimentos postados neste topico junte com o do post do Crastinus
pegue um papel uma caneta e boas contas.. sua produção poderá ser o mais otimizada possível

Post do crastinus
http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/14921-Como-otimizar-a-produ%C3%A7%C3%A3o-no-mapa

Belo post LuizRocha!

ReiFilipeI
01.02.13, 04:37
escondm o topico para o javiu não estragar!

LuizRocha
25.02.13, 17:06
Também encontrei este tópico, muito mais bem elaborado, que explica detalhadamente como otimizar a produção de cada tipo de recurso.
Tá em inglês, mas as "figurinhas" se auto-explicam, he he he

http://forum.thesettlersonline.com/threads/15560-Guide-Efficient-Building-Placement

alvao98
01.03.13, 00:02
luiz sou seu fã

Guerreirao
01.03.13, 04:38
quanto ao que ele transporta, nao sabia que alterava o tempo. sempre contei pelas bandeiras.

LuizRocha
02.03.13, 02:00
Repare que o tempo de transporte de uma mesma distância pode variar de acordo com a construção. Eu supus que fosse uma forma de implementar o "peso" das coisas, he he he.

Yeeey
02.03.13, 04:06
Bela iniciativa :)



o tempo de transporte de uma mesma distância pode variar de acordo com a construção.

Hm.. não. O tempo base é sempre o mesmo. Pelo menos em relação a distância do armazém, aos depósitos não sei.. mas em geral, sempre li que são 1,3-2seg (depende de quem é o guia q tu lê :P) por bandeirinha.

...o tempo de transporte, funciona dependendo do tipo de prédio.

Explico... há sempre 4 campos para o tempo de transporte de um prédio e existem (até onde eu me lembre agora) 3 tipos de prédio com tempos de transporte diferentes:

- Que recolhem matéria prima de um depósito (lenhadores, fazendas, cantarias). Esses precisam viajar de/para o deposito e de/para o armazem, sendo esses os 4 campos relativos ao transporte.

- Que recolhem matéria prima e são o próprio depósito (poços, minas). Esses possuem os mesmos 4 campos relativos ao transporte dos prédios anteriores, porém os relativos ao depósito estão sempre zerados ("Área de trabalho > Depósito" e "Depósito > Área de Trabalho")

- Que buscam a matéria prima no armazém para realizar produtos secundários ou terciários na cadeia (maioria dos prédios.. fundições, armeiros, moinhos, padarias..). Esses possuem 2 campos relativos ao transporte (de/para o Armazém) e dois campos que se chamam: "Preparações para o trabalho" e "Limpar", agora esses campos sempre tem o mesmo valor que o de transporte ao armazém.

Assim.. podemos observar que, por exemplo, um prédio ao lado do armazém possui o tempo de transporte de/para o mesmo de 6seg.. sempre 6seg. Logo, se esse prédio for..

- um lenhador.. o tempo de transporte total vai ser 12seg (6 para ir e 6 para voltar do armazém) + o tempo de transporte de/para o seu depósito (no caso as árvores).
- um poço de água.. o tempo de transporte total vai ser 12seg.
- uma fundição de cobre.. o tempo de transporte total vai ser 24 seg = 6 seg para ir ao armazém, 6seg para voltar ao armazém, 6seg de preparações para o trabalho e 6seg para limpar.

Se ficou meio confuso, recomendo que abra ilha e va clicando nos detalhes dos prédios ;)

O post do Crastinus (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/14921-Como-otimizar-a-produ%C3%A7%C3%A3o-no-mapa) traz o tempo base referente a distância do armazém e um mapa com sugestões de bons locais para posicionar os armazéns.