Ver Versão Completa : Pergunte aos Oráculos
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05.04.14, 03:32
https://dl.dropboxusercontent.com/u/9300066/Delphos.jpg
Foto: Oráculo de Delphos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A1culo_de_Delfos) (crédito imagem (http://mochila-as-costas.blogspot.com.br/2012/04/oraculo-de-delfos.html))
Iniciarei aqui uma coluna na qual procurarei responder a perguntas enviadas por outros jogadores e que eu achar interessante. O foco são principalmente questões de produtividade, mas outras também podem ser incluídas.
O Tópico se chama "Pergunte aos Oráculos" pois irei contar com a ajuda de outros jogadores para deixar a resposta mais completa.
Fiquem à vontade para postar perguntas aqui mesmo ou me enviar por mensagem no jogo. Da mesma forma, se tiverem algum comentário para complementar as respostas, ficarei feliz em receber.
Índice de Perguntas:
1. A Escola Rural agora pode ser upada até level 5. Vale a pena ou é melhor usar o espaço para produção de pão? (04/04/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5599&viewfull=1#post5599)
2. A torre dourada é melhor catalisar com cesta da Tia Irma ou com Insígnias? (05/04/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5601&viewfull=1#post5601)
3. Quando começar a produção de moedas, sem ter prejuízo? (16/04/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5663&viewfull=1#post5663)
4. (continuação...) O que muda se uparmos a fundição e cunhagem? (25/04/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5723&viewfull=1#post5723)
5. (continuação...) O que muda se também uparmos a mina de ouro? (28/04/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5751&viewfull=1#post5751)
6. (continuação...) Como mudam estas contas de rentabilidade em um cenário de preços de insumos variáveis? (06/05/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5861&viewfull=1#post5861)
7. (continuação...) Quando vale a pena demolir uma mina de ouro? (07/05/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5867&viewfull=1#post5867)
8. Qual o máximo de moedas possível de produzir em uma ilha hoje? (24/07/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=6314&viewfull=1#post6314)
9. O que seria necessário para obter a máxima produção de moedas? (29/07/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=6323&viewfull=1#post6323)
10. Vale a pena correr atrás de feijão e gastá-lo na Torre Dourada? (29/07/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=6324&viewfull=1#post6324)
11. Quantos prédios no máximo é possível manter catalisado permanentemente com catalisadores 3x e 4x? (05/08/2014) (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=6341&viewfull=1#post6341)
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05.04.14, 04:48
Esta pergunta foi proposta por Nicolas1977:
"A Escola Rural agora pode ser upada até level 5. Vale a pena ou é melhor usar o espaço para produção de pão?"
Vamos então analisar as duas opções:
1 Escola rural level 5 produz 30 colonos em 12 horas e ocupa 1 espaço de construção.
Para comparar com a produção de colonos através de pão, vou considerar a situação que mais vejo ocorrer nestes casos de jogadores com Padarias level 5. Nestes normalmente catalisa-se a padaria e o moinho com Cestas da Tia Irma, além de usar poucos campos, e silos melhorados para repor os campos, além de moinhos de água para produzir água.
1 Padaria level 5 produz em média 2k de pães em 12 horas, o que é suficiente para 80 colonos. Precisamos portanto de apenas 0,375 padarias para gerar os 30 colonos equivalentes a 1 Escola Rural. Porém, a cadeia necessária para abastecer esta padaria necessita de vários outros prédios. Para equilibrar precisamos:
0,375 Padarias (catalisadas 2x)
0,375 Moinhos (catalisados 2x)
0,750 Fazendas
0,250 Silos Melhorados
0,050 Campos
0,750 Moinhos de Água
TOTAL = 2,55 espaços de construção
CONCLUSÃO: a escola rural ocupa menos da metade do espaço para uma mesma produção de colonos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS:
economiza-se também licenças (fazendas, moinhos e padaria);
economiza-se aquisição de prédios via PP (moinhos de água e Silos melhorados);
economiza-se catalisadores;
infelizmente apenas poucas escolas estão disponíveis. No máximo 6, para quem pegou as 3 do evento de Halloween e as 3 do Mercador. Mesmo assim pode-se ter uma produção de quase 360 colonos por dia sem esforço. Isto é suficiente para fazer por exemplo uma aventura "Ataque Surpresa", "Sacerdotes das Trevas", "Sol Tropical" ou "Nórdicos".
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05.04.14, 23:10
Esta pergunta surgiu no Natal passado quando muitos jogadores receberam de presente uma Torre Dourada:
"A Torre Dourada é melhor catalisar com cesta da Tia Irma ou com Insígnias?"
Inicialmente vamos observar a produção sem catalisação. O tempo de produção básico é de 12 minutos. A este tempo vamos acrescentar um tempo de deslocamento de 40 segundos, o que depende da posição em relação ao armazém mais próximo. Temos portanto uma produção de 1 moeda a cada 12:40 minutos.
Ambos os catalisadores possuem duração de 6 horas se aplicados pelo Próprio jogador, 9 horas se aplicados por um Amigo e 9:54 horas se aplicado por amigo Premium. Nestes tempos, sem catalisador, a produção seria de 28, 43 e 47 moedas, respectivamente. Catalisando com Cesta da Tia, a produção dobra e com Insígnia triplica. Veja um resumo das produções nos diversos casos:
Tipo Catalisação.........Sem Catalisador.........Cesta da Tia.........Insígnia
Própria.................................28....... .....................57.....................85
Amigo..................................43......... ...................85.....................128
Premium...............................47.......... ..................94.....................141
Fica evidente que pelo menos catalisar com Cesta da Tia vale muito a pena. Uma Cesta da Tia custa em torno de 5 moedas e o aumento de produção está entre 28 e 47 moedas.
Resta ainda a dúvida da pergunta inicial. Compensa em vez de Cesta usar Insígnia?
A seguir coloco apenas o ganho ao se passar de Cesta para Insígnia:
Própria: 28
Amigo: 43
Premium: 47
Em que situações vale então usar Insígnia e em qual Cesta?
Se a diferença de custo da Insígnias e da Cesta for menor que os valores indicados, vale a pena usar Insígnias. Se for maior vale a pena usar Cestas.
Por exemplo: a Cesta custa 5 moedas e a Insígnias custa 45 moedas. Neste caso a diferença de custo é de 40 moedas. Vale a pena usar então Insígnias na catalisação de Premium. No caso de catalisação própria é melhor usar Cestas. E no caso de Amigo (que é uma situação bem comum) praticamente empata, com a Insígnia resultando em apenas 3 moedas a mais a cada 9 horas.
COMENTÁRIO FINAL: Como o custo dos catalisadores é variável, esta conta precisa ser refeita caso a caso. É bem provável que a produção própria de Insígnias leve a custos mais baixos, e valha a pena usá-las. Caso tenha que se comprar na CN pode não valer a pena usar Insígnias.
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16.04.14, 18:57
A pergunta que analisaremos neste Post foi nos enviada por Gerstenlima:
"Quando começar a produção de moedas, sem ter prejuízo?"
Este post, além de responder a esta pergunta é também um exemplo de como se calculam os custos de produção e rentabilidade de um certo produto.
Como se trata de uma das mais importantes cadeias de produção, e de um produto largamente empregado, vale a pena fazermos uma análise cuidadosa. Este post será desdobrado em mais de um Post devido a sua complexidade.
A produção de moedas é realizada pela cadeia de cunhagem, composta pela mineração de minério de ouro (mina de ouro), transformação do minério em barras de ouro (fundição) e estampagem das moedas a partir das barras (cunhagem). A fundição emprega ainda carvão como matéria-prima. Os demais processos apenas usam os produtos que são gerados na cadeia. Na figura abaixo um esquema desta linha de produção:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/9300066/CadeiaMoedas.png
Inicialmente precisamos ter em mente os vários fatores que interferem na produção de moedas pela linha de cunhagem:
catalisadores empregados
level das construções
tipo de mina de ouro
custo dos insumos
posição dos prédios
Detalhando um pouco mais estes fatores:
Catalisadores: vamos considerar apenas 2 possibilidades que permitem uma produção contínua: Cestas da Tia Irma (2x) e Insígnias (3x). Outros catalisadores podem ser empregados, mas são mais difíceis de se manter uma produção contínua por longo tempo.
Level das construções: a viabilidade cresce à medida que aumenta o level, pois os catalisadores vão sendo melhor aproveitados.
Tipo de mina de ouro: com a possibilidade de atribuir habilidades aos geólogos, passa-se a ter melhorias nas minas, o que impacta na rentabilidade. As seguintes skills afetam a rentabilidade:
- Jazida de Ouro Natural = aumento de até 24% na capacidade da mina (level 40+)
- Minerador Nato = aumento de 8% na capacidade da mina (level 50 apenas)
- Poço de Ouro de Qualidade = aumento da velocidade de mineração (level 45+).
- a habilidade Excedente da Mineração de Ouro também provê um ganho extra, porém de menor monta, sendo aleatório. Vamos nos concentrar nas principais citadas anteriormente.
Custo dos insumos: temos duas possibilidades de obter depósitos de ouro: comprando recargas ou reconstruindo continuamente as minas. No caso de recarga é preciso gastar PPs no Mercador ou comprar por recursos na CN. No caso de reconstrução gasta-se mármore, TMD e ferramentas. Além destes ainda é necessário um gasto de carvão na Fundição. O custo dos insumos impacta diretamente, e fortemente, na rentabilidade.
Posição dos prédios: como qualquer unidade de produção, deve-se sempre ter em mente uma posição razoavelmente perto de um armazém para melhorar a produtividade. Quanto menor o tempo de produção, mais importante se torna este quesito. Principalmente as minas de ouro rápidas possuem um ganho se estiverem bem localizadas.
Tendo em vista todos estes fatores, precisamos escolher um Cenário para iniciarmos nossa análise de rentabilidade. Como a pergunta estava voltada principalmente para jogadores iniciantes, vamos partir de um cenário mais simples, e posteriormente analisaremos algumas variantes.
Cenário:
minas de ouro: normais, reconstruídas e sem aumento de capacidade (capacidade de 300 unidades);
catalisadores: Cestas da Tia Irma;
cadeia completamente catalisada, equilibrada e razoavelmente bem posicionada.
Uma Cadeia de Ouro Não Catalisada fica equilibrada na seguinte condição:
4 Minas de Ouro Normais + 2 Fundições de Ouro + 1 Cunhagem
Uma Cadeia de Ouro Catalisada com Cesta da Tia Irma (2x) fica equilibrada na seguinte condição:
1 Mina de Ouro Normal + 1 Fundição de Ouro + 1 Cunhagem
Vamos analisar os custos e a produção referente a uma mina de ouro level 1, desde a sua construção até esgotamento. Os custos de construção e aprimoramento da fundição e cunhagem serão ignorados. Embora sejam custos altos ao longo do tempo seu custo vai se diluindo.
Custo de construção da mina:
- 1400 mármores
- 1400 TMD
- 1500 ferramentas
A seguir os cálculos de produção:
#Mina
Tempo de produção da mina: vamos considerar um tempo de produção total de 12:40 minutos (depende da posição da mina em relação ao armazém). Cada ciclo de produção leva este tempo, consome 1 depósito de ouro e produz 2 minérios de ouro, pois está catalisado com catalisador 2x.
Total de ciclos = 300 (300 depósitos)
Tempo de duração da mina = 300 x 0:12:40 = 63:20 horas (2,6 dias)
Catalisadores: 7 Cestas (duração individual de 9 horas se aplicada por um amigo)
Produção na Mina: 600 minérios de ouro
#Fundição:
Tempo de produção da fundição: 12:32 minutos. Em cada ciclo de produção consome-se 2 minérios e produz-se 2 barras de ouro, gastando ainda 8 carvões.
Total de ciclos = (600 / 2) = 300
Tempo de produção da fundição: 300 x 0:12:32 = 62:40 horas (2,6 dias)
Consumo de carvão = 300 x 8 = 2.4k
Catalisadores: 7 Cestas (duração individual de 9 horas se aplicada por um amigo)
Produção da Fundição: 600 barras de ouro
#Cunhagem:
Tempo de produção da cunhagem: 24:32 minutos. Em cada ciclo de produção consome-se 4 barras e produz-se 2 moedas.
Total de ciclos = (600 / 4) = 150
Tempo de duração da fundição: 150 x 0:24:32 = 61:20 horas (2,6 dias)
Catalisadores: 7 Cestas (duração individual de 9 horas se aplicada por um amigo)
Produção da Cunhagem: 300 moedas
Resumo de gastos:
mármore = 1400
ferramentas = 1500
TMD = 1400
carvão = 2400
Cestas da Tia = 21
Renda gerada: 300 moedas
Para calcularmos o Lucro, precisamos descontar os custos. Neste momento é que entra em cena o valor dos insumos. Ao longo do jogo estes valores podem mudar por muitos motivos: aumento ou diminuição do nível de atividade dos jogadores no server, evolução dos players atuais, entrada de novatos, novos prédios/catalisadores, alterações no jogo, etc.
Vamos fazer um exercício com custos aproximados da época deste Post:
mármore =35 moedas/k
TMD = 30 moedas/k
ferramentas = 30 moedas/k
carvão = 10 moedas/k
cesta da Tia = 5moedas/unidade
O total dos gastos neste caso será de:
mármore = 1.4 x 35 = 49
ferramentas = 1.5 x 30 = 45
TMD = 1.4 x 30 = 42
carvão = 2.4 x 10 = 24
Cestas da Tia = 21 x 5 = 105
CUSTO TOTAL = 265 moedas
Note que neste caso, das 300 moedas geradas, 265 são gastas no processo, sobrando apenas 35 moedas a cada 2,6 dias aproximadamente, ou seja, pouco mais de 13 moedas por dia. É uma produção muito baixa. Mesmo com custos mais baixos dos insumos, está claro que precisamos melhorar a rentabilidade. Também já fica evidente que deixar de catalisar algum segmento da cadeia inviabilizará ainda mais o rendimento. Embora alguns catalisadores sejam economizados (7 no caso de deixar 1 elo sem catalisar = 35 moedas), a renda cai pela metade (150 moedas a menos), levando a um prejuízo final.
Em um próximo Post analisaremos algumas mudanças que melhoram o cenário.
@_@ quero parte 2 da rentabilidade!!! to achando barato demais essa ferramenta e marmore... marmore 50 minimo ferramenta 60 minimo >.<` Mark se der veja quando insignia vale apena ai?
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17.04.14, 15:05
As análises continuarão...vamos analisar as variantes desse Cenário básico. Insígnias serão analisadas.
PvGKai: os custos foram um mero exercício. Se forem superiores, como você diz, a rentabilidade será menor. Cada um deve refazer este cálculo final com os custos que pratica. Creio que com os próximos Posts possamos chegar a uma configuração mais rentável e então poderemos fazer uma análise com custos variáveis.
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25.04.14, 14:57
Continuando a análise da produção de moedas, vamos tentar responder à seguinte questão:
"O que muda se uparmos a fundição e cunhagem?"
Neste caso a produção destas unidades fica mais rápida e assim se gasta menos catalisadores. Note no Post anterior (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5663&viewfull=1#post5663)que boa parte do custo (40%) é referente aos catalisadores. Portanto espera-se que upando as construções melhore o lucro.
Na tabela abaixo está refeito o cálculo do lucro do post anterior, agora para levels da fundição e cunhagem de 1 a 5. Manteve-se tanto a cunhagem como a fundição sempre no mesmo level, para manter a cadeia equilibrada. A primeira linha é a que analisamos no Post Anterior (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5663&viewfull=1#post5663).
Level.......Custo......Produção.......Lucro
...1............265...........300..............35
...2............230...........300..............70
...3............218...........300..............82
...4............212...........300..............88
...5............209...........300..............91
Fica evidente que vale a pena upar no mínimo até level 2 ou 3. Os custos de upar até estes levels são ainda razoáveis, e possíveis até mesmo para um novato. Levels mais altos, além do custo alto, não trazem grande ganho em relação ao Lucro Total.
Uma observação muito importante precisa ser feita neste momento. Todas nossas contas estão baseadas em 1 mina normal level 1 que leva 2,6 dias para esgotar. Quando a fundição/cunhagem também estavam no level 1, a produção andava paralela. Agora que upamos a fundição e cunhagem, estas ficarão ociosas boa parte do tempo por falta de minério de ouro.
Surge então a ideia de utilizar mais de 1 mina de ouro. Por exemplo, se resolvermos trabalhar no level 3 da fundição e cunhagem, poderíamos ter 3 minas de ouro produzindo para gerar o minério necessário. Nesta condição a produção de moedas poderá ser contínua e nos 2,6 dias de duração das 3 minas a produção total de moedas será também o triplo do mostrado na tabela anterior.
Já deu para ver que muito mais que se preocupar com o Lucro Total, temos que nos preocupar com o lucro no tempo. Não adianta ter um lucro bom se ele é diluído por muito tempo. Vamos então a partir de agora nos concentrar no Lucro Diário. Na próxima tabela temos estes cálculos.
Level Fundição/Cunhagem......Qtde de Minas level 1........Lucro Total.....Dias de produção.....Lucro Diário
....................1............................. ..........1........................1x35=35........ .........2,6.......................13
....................2............................. ..........2........................2x70=140....... .........2,6.......................54
....................3............................. ..........3........................3x82=246....... .........2,6.......................95
....................4............................. ..........4........................4x88=352....... .........2,6.......................135
....................5............................. ..........5........................5x91=455....... .........2,6.......................175
Começamos a ter valores mais interessantes, embora ainda longe de serem entusiásticos. No próximo post vamos verificar o que muda com a upagem das minas.
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28.04.14, 15:12
"O que muda se também uparmos a mina de ouro?"
Upar a mina de ouro tem um custo diretamente atribuído à produção. Diferente dos custos de upar a fundição e cunhagem, este custo não é amortizado, pois a cada reconstrução deve-se fazer novamente a upagem. Gasta-se ferramentas para upar a mina. Na tabela a seguir reanalisamos o caso de fundição e cunhagem level 3 (terceira linha do Post anterior (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5723&viewfull=1#post5723)) e mina de ouro em diversos levels.
Level Mina......Custo.....Produção......Lucro Total
......1................218..........300........... .......82
......2................215..........300........... .......85
......3................240..........300........... .......60
Ao upar tem-se uma economia de catalisadores na mina e em contrapartida um maior gasto em ferramentas. A economia de catalisadores ocorre principalmente ao se passar do level 1 ao 2. Já os custos com ferramentas são cada vez mais altos. Por isto não compensa upar a mina além do level 2.
Uma outra razão que nos leva a upar as minas é a aceleração da produção. Na ilha só são possíveis 8 minas de ouro. Se elas trabalharem apenas no level 1, seria possível abastecer apenas duas fundições level 3 + uma fundição level 2. Não demora muito e isto seria pouco para o que queremos de produção de moedas.
Conclusão: precisamos de maior produção de minério de ouro, e isto é possível utilizando minas level 2. Isto não encarece o processo pois economizamos catalisadores, o que compensa o aumento de custo com ferramentas.
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06.05.14, 18:43
"Como mudam estas contas de rentabilidade em um cenário de preços de insumos variáveis?"
Podemos a esta altura formular uma situação "ideal" para um jogador iniciante começar a sua produção de moedas:
ter cunhagem e fundição level 3
manter minas de ouro normais level 2
usar cestas da tia Irma catalisadas por amigos
Vamos analisar como esta situação se comporta em um cenário de mudança de preços dos insumos.
Inicialmente vou retomar os preços que usamos anteriormente para nossas análises:
mármore = 35 moedas/k
ferramentas = 30 moedas/k
TMD = 30 moedas/k
carvão = 10 moedas/k
cestas da Tia = 5 moedas/k
Nestes preços os custos da nossa nova condição é:
mármore = 1.4 x 35 = 49 (23%)
ferramentas = 2.0 x 30 = 60 (28%)
TMD = 1.4 x 30 = 42 (20%)
carvão = 2.4 x 10 = 24 (11%)
cestas da Tia = 8 x 5 = 40 (19%)
TOTAL = 215 (compare com a segunda linha do post anterior (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5751&viewfull=1#post5751))
Note que que quase todos os itens tem peso semelhante na composição de custos, perto de 20%.
Para continuarmos a análise temos que simplificar um pouco agora as considerações, caso contrário uma análise multivariada vai dificultar demasiadamente a interpretação. Estes preços que usei nos cálculo são preços reais que eu pratiquei por certo tempo na época deste Post. Vou considerar que então mudanças no mercado resultem em uma valorização ou desvalorização da moeda apenas, e que os custos relativos entre os demais recursos seja mantido. Esta é uma consideração bem plausível e só mudará consideravelmente com mudanças na lógica do jogo que resultará num consumo de apenas parte destes recursos.
Vamos então tomar por base o custo do mármore e transformar todos os demais custos em mármore, com exceção da Cesta da Tia. Fica assim o mesmo cálculo anterior:
mármore = 5.0 x 35 = 175
cestas da Tia = 8 x 5 = 40
TOTAL = 215
Estes custos se referem a 1 mina que gera 300 moedas como vimos anteriormente (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5663&viewfull=1#post5663). No gráfico abaixo mostro então o que ocorre com o lucro se o preço do mármore variar entre 20 e 60 moedas por k.
A cesta da Tia Irma não anda variando muito de preço. Mesmo assim vamos ainda simular 3 condições (3, 5 e 8 moedas por cesta).
https://dl.dropboxusercontent.com/u/9300066/LucroCenarioVariado.png
Conclusão: se o custo do mármore estiver próximo de 50 moedas por k, a produção de moedas utilizando a linha de cunhagem deixa de ser lucrativa para um novato. Na nossa consideração de equivalência de preços a TMD e ferramentas estariam perto dos 45 moedas por k e carvão perto de 15 moedas por k.
Recomendação aos novatos: verifique sempre quais os valores que você consegue obter vendendo mármore, ferramentas e TMD na CN. Se estiver conseguindo negociar perto destes valores ou até acima, não compensa você investir na linha de cunhagem para obter moedas. Já se os preços forem mais baixos pode se tornar viável.
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United Settlers
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07.05.14, 18:14
Por fim, para fechar as análises direcionadas a jogadores novatos, mostro ainda uma possibilidade de um lucro extra.
"Quando vale a pena demolir uma mina de ouro?"
Sabe-se que demolir uma mina antes que ela esgote traz uma devolução de materiais equivalentes a 25% do custo de construção. No caso da mina de ouro isto equivale a:
mármore = 350
ferramentas = 375
TMD = 350
Utilizando os preços dos posts anteriores (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5663&viewfull=1#post5663), estes insumos valem cerca de 34 moedas. Isto quer dizer que nosso lucro na situação padrão do post anterior (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5861&viewfull=1#post5861)de 85 moedas passará para 119 moedas, um aumento de 40%. Caso você tenha atenção e consiga demolir a mina bem no fim, vai ser este o seu lucro para cada mina de ouro. Na figura a seguir mostro a queda de lucro à medida que mais minérios sejam desperdiçados na hora da demolição.
As linhas em azul são do cenário com preços médios, iguais aos adotados na análise dos posts anteriores. As linhas em vermelho se referem ao cenário de preços mais altos, com mármore valendo 50 moedas / k. As linhas contínuas representam o lucro caso seja feita a demolição e a linha tracejada caso se deixe esgotar a mina.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/9300066/LucroComDemolicao.png
Para os custos médios, se o estoque na mina for menor que 44 depósitos já vale a pena demolir a mina.
Para os custos altos, vale a pena demolir antes, pois a recuperação é maior, já que os itens recuperados valem mais.
Conclusão: demolir as minas de ouro é rentável, podendo gerar um lucro até 40% maior. Quanto mais próximo do fim, maior o lucro. Como nem sempre é fácil acompanhar o jogo e demolir na hora exata, pode-se abrir mão de parte do lucro, demolindo já com um pouco mais de depósito. Isto é viável com minas com depósitos abaixo de 40 unidades.
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RavSProcyon
08.05.14, 04:29
Muito Bom :) !!!
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24.07.14, 18:35
Em uma conversa com Nicolas1977 surgiu a pergunta:
"Qual o máximo de moedas possível de produzir em uma ilha hoje?"
Para ter o máximo, a configuração é a seguinte:
- uso de todas as 8 minas;
- todas minas rápidas (poço de qualidade);
- todas com mina de ouro especial (level 6);
- um armazém o mais próximo possível de cada mina;
- fundições e cunhagens suficientes para não sobrar minério nem barras de ouro;
- carvão e depósitos de ouro suficientes;
- toda a cadeia catalisada 100% do tempo com catalisador 4x.
Nem todas as minas é possível colocar o armazém na melhor posição (3 bandeirinhas). Usando a melhor configuração possível o tempo de produção médio das minas será de 6:16 minutos (créditos por esta contagem vão ao Nicolas1977 e msakai).
Nesta condição teremos um total de 229,5 ciclos de produção em cada mina por dia.
Total de produção de minério de ouro diária:
Minério = 8 minas x 229,5 ciclos x 6 levels x 4 = 44.060,6 minérios de ouro /dia
Cada minério de ouro gera 2 barras de ouro se a fundição for catalisada 4x.
2 Barras de ouro geram 2 moedas se a cunhagem for catalisada 4x.
Portanto 1 minério resultará em 2 moedas.
O total de produção diária possível será portanto de 88.121 moedas por dia.
É claro que não será barato construir e manter esta produção, mas é virtualmente possível. Num próximo post vou detalhar o que seria necessário para ter e manter uma cadeia assim.
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United Settlers
Em uma conversa com Nicolas1977 surgiu a pergunta:
"Qual o máximo de moedas possível de produzir em uma ilha hoje?"
Para ter o máximo, a configuração é a seguinte:
- uso de todas as 8 minas;
- todas minas rápidas (poço de qualidade);
- todas com mina de ouro especial (level 6);
- um armazém o mais próximo possível de cada mina;
- fundições e cunhagens suficientes para não sobrar minério nem barras de ouro;
- carvão e depósitos de ouro suficientes;
- toda a cadeia catalisada 100% do tempo com catalisador 4x.
Nem todas as minas é possível colocar o armazém na melhor posição (3 bandeirinhas). Usando a melhor configuração possível o tempo de produção médio das minas será de 6:16 minutos (créditos por esta contagem vão ao Nicolas1977 e msakai).
Nesta condição teremos um total de 229,5 ciclos de produção em cada mina por dia.
Total de produção de minério de ouro diária:
Minério = 8 minas x 229,5 ciclos x 6 levels x 4 = 44.060,6 minérios de ouro /dia
Cada minério de ouro gera 2 barras de ouro se a fundição for catalisada 4x.
2 Barras de ouro geram 2 moedas se a cunhagem for catalisada 4x.
Portanto 1 minério resultará em 2 moedas.
O total de produção diária possível será portanto de 88.121 moedas por dia.
É claro que não será barato construir e manter esta produção, mas é virtualmente possível. Num próximo post vou detalhar o que seria necessário para ter e manter uma cadeia assim.
Mark_Explorer
United Settlers
Mark, eu li no fórum alemão um usuário reclamando que mesmo nos depósitos de ouro com mineração rápida, a mina nova (level6) produz lentamente, como se fosse um depósito normal
alguém tem mais informações sobre isso? assim q eu encontrar eu posto aqui o print que o alemão tirou
EDITADO: encontrei o post http://forum.diesiedleronline.de/threads/109903-Neue-6er-Goldmine-berechnet-nicht-die-verst%C3%A4rkten-Goldsch%C3%A4chte
parece que o erro acontece somente durante o primeiro ciclo, depois ele atualiza
Mark_Explorer
29.07.14, 15:23
Na verdade observei isso em minas de carvão também. O tempo correto só apareceu quando o colono chegou ao depósito. Então nem o primeiro ciclo chega a ser influenciado. Mesmo se não atualizar imediatamente, após o primeiro ciclo com certeza normaliza. Não atrapalha então nossa produção gigante de moedas.
Mark_Explorer
29.07.14, 16:08
No post anterior (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=6314&viewfull=1#post6314)vimos que com produção na própria ilha é virtualmente possível chegar a uma produção de 88,1k de moedas por dia. A pergunta seguinte é:
"O que seria necessário para obter a máxima produção de moedas?"
MONTAGEM DA LINHA DE PRODUÇÃO
Inicialmente é necessário ter um geólogo capaz de procurar minas com a skill de "poço de qualidade" e enviá-lo várias vezes até encontrar as 8 minas rápidas. Isto não é difícil e vários players já fazem isto rotineiramente.
Depois é preciso comprar 8 minas de ouro especiais (level 6). Também não é difícil e gastando algumas PPs no mercador (8.760 PPs) ou até comprando na CN pode-se chegar a ter as 8 minas. Lembrando que se trata de uma oferta por tempo limitado e nem sempre estará disponível.
A construção do restante da cadeia de moedas é bem mais complicado.
Podemos considerar em média tempos de produção de 12:32 para as fundições e 24:32 para as cunhagens.
Todas devem estar level 5 para que tenhamos um mínimo de prédios, pensando já na limitação de espaço e disponibilidade de catalisadores.
1 Fundição consome nestas condições 1.149 minérios e gera 2.298 barras de ouro por dia.
Para consumir todos os minérios gerados teríamos que ter um total de 38,3 fundições de ouro level 5 e o total de barras geradas será de 88.121 barras.
1 Cunhagem consome nestas condições 1.174 barras de ouro por dia.
Para consumir todos as barras geradas teríamos que ter um total de 75,1 cunhagens
Arredondando para não sobrar produto seriam então 39 fundições e 76 cunhagens
Total de prédios = 8 minas + 39 fundições + 76 cunhagens = 123 prédios
Existe espaço mais que suficiente na ilha para comportar estes prédios e os armazéns necessários para garantir os tempos de produção.
Custo para construir e upar a cadeia completa:
Minas: 8 x 1.095 PPs
Fundições: 39 x (2.5k ferramentas + 2k TMD + 3.5k mármore + 800 moedas + 6.6k TME + 9.5k granito)
Cunhagens: 76 x (3k ferramentas + 2.5k TMD + 2.5k mármore + 7k TME + 10k granito)
Total = 8.760PPs + 325,5k ferramentas + 268k TMD + 326,5k mármore + 31,2k moedas + 789,4k TME + 1.130,5k granito
Embora a conta seja bem salgada, não vejo como realmente impossível juntar estes recursos todos e montar a cadeia.
MANUTENÇÃO DA CADEIA EM FUNCIONAMENTO
Inicialmente precisamos de depósitos de ouro para sustentar as minas.
Em cada ciclo são gastos 6 depósitos em cada mina e temos um total de 229,18 ciclos de produção em cada mina por dia.
Total de consumo de depósitos por dia:
Minério = 8 minas x 229,5 ciclos x 6 minérios = 11.015 minérios por dia.
Isto equivale a 2,2 picaretas de ouro por dia (1.652 PPs por dia)
10 minas de PP (máximo possível) geram apenas cerca de 1.060 PPs por dia, o que é suficiente para 7.067 depósitos. Os 3.948 restantes teriam que ser completados com aventuras ou compras na CN. Outra opção é simplesmente comprar o restante das PPs por $$. Comprando em grande quantidade em um Happy Hour isto equivale a 2,19R$/dia (0,99€/dia). Não é de graça, mas também não é muita coisa pensando na quantidade de moedas gerada.
Um segundo item necessário é carvão para fundir as barras (4 carvões para cada minério de ouro).
Precisaremos de 176,2k de carvão por dia. É um consumo imenso. É possível chegar perto de 100k de produção, utilizando todas Reciclagens e Depósitos de Madeia Épica possíveis, e ainda carvoarias e minas de carvão. Carvão não é um item muito caro. O restante poderia ser obtido facilmente via CN trocando outros recursos produzidos na ilha.
Por fim é preciso ter catalisadores 4x. A única opção viável neste caso a longo prazo é o uso de saco de neve de arco-iris. A duração deste catalisador é de 4 dias e temos 123 prédios que precisam ser mantidos catalisados.
Precisamos, portanto, de 31 sacos de neve de arco-iris por dia.
Os sacos de neve de arco-iris vem nos explorers com skill de busca de artefatos. Na média está vindo 1 a cada 11 buscas. Mesmo os jogadores com mais explorers conseguem apenas obter em média 4 por dia. O restante teria que ser adquirido na CN por um preço elevado, o que acabaria reduzindo muito a margem de lucro da produção de moedas. Além disso não há grande disponibilidade deles na CN.
Bom, esta é a configuração necessária para chegar nesta produção imensa. De fato, uma vez construída a linha, permanece apenas 1 grande gargalo: os catalisadores 4x, ao meu ver intransponível no momento. Talvez no futuro com mais explorers e quem sabe a possibilidade de produção de algum catalisador 4x (como ocorreu com a insígnia) resolva este problema.
No próximo post vou propor uma cadeia de produção ainda grande, mas que contorne estes gargalos, chegando assim em uma produção maximizada porém viável nas condições atuais. Aguardem.
Mark_Explorer
United Settlers
Mark_Explorer
29.07.14, 17:34
Em conversa com Ibanez surgiu a pergunta:
"Vale a pena correr atrás de feijão e gastá-lo na Torre Dourada?"
A Torre Dourada pode ser comprada por 6.300 pés de feijão no Mercador de Itens Épicos. Quem produz pé de feijão costuma catalisar o castelo de conto de fadas com catalisador 4x para fazer o feijão render. Seriam necessários então 7.875 feijões.
O preço de feijão na CN é variável. Atualmente temos visto preços mais consistentes entre 8 e 12 moedas.
Portanto vendendo esta quantidade de feijão na CN se obteria entre 63 e 94 k de moedas.
Vimos no post #2 (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=5601&viewfull=1#post5601) desta série que a Torre Dourada deve ser catalisada e o lucro é aproximadamente o mesmo usando insígnias ou cestas da Tia Irma. Vamos considerar então a produção de 1 torre dourada catalisada por amigo com Cestas da Tia Irma (situação bem comum). Vimos naquele post que em 9 horas se produz 85 moedas e gasta-se 1 cesta, que custa cerca de 5 moedas, ou seja, o lucro seria de 80 moedas em 9 horas, o que daria 213 moedas/dia.
O retorno do investimento na Torre se dará então em 295 a 443 dias, dependendo do valor obtido na venda dos feijões na CN.
Conclusão: não é uma opção interessante, principalmente considerando que é preciso manter a torre catalisada por tanto tempo para começar a ter lucro. Como na prática não se consegue 100% do tempo catalisado estes tempos de retorno do investimento são maiores ainda. Apenas quem joga com muuuuita frequência e quer retorno a muuuuito longo prazo deveria considerar a opção.
Mark_Explorer
United Settler
mostrando que sabe fazer gráficos ^^
BB_Aeyline
01.08.14, 17:30
Parabéns Mark_Explorer, e obrigada pela contribuição!
-BB_Aeyline
Mark_Explorer
05.08.14, 17:56
Este post segue na sequência da análise da máxima produção de moedas (ver post 8 (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=6314&viewfull=1#post6314) e 9 (http://forum.thesettlersonline.com.br/threads/15951-Pergunte-aos-Or%C3%A1culos?p=6323&viewfull=1#post6323)), mas tem interesse geral para outros usos também. Sabemos que a catalisação é uma opção de jogo de grande interesse, pois permite aumentar muito a produção, sem gastar matéria-prima extra. Surge então a pergunta:
"Quantos prédios no máximo é possível manter catalisado permanentemente com catalisadores 3x e 4x?"
As opções de catalisadores que temos disponíveis são:
- insígnias: é possível produzir no máximo 98 por dia, tendo uma Casa de Provisões Rara no level 5 e gastando 2 Coelhos de Chocolate por dia. É possível esta opção e vamos considerá-la.
- poção de energia infinita: irei considerar apenas 2 por dia, pois depende da busca de colecionáveis e queremos uma opção pouco dependente da CN.
- catalisadores dos Explorers: upando os Explorers para a busca de Artefatos, pode-se obter uma boa quantidade extra de catalisadores 3x e 4x.
Veja nestes links o que vem nas buscas de Artefatos (http://www.siedlertools.de/wiki/Talentbaum_Entdecker#Die_beiden_besonderen_Schatzs uchen)e no slot extra do Sortudo (http://www.siedlertools.de/wiki/Gl%C3%BCcklicher_Entdecker#Schatzsuchen).
O máximo de Explorers que um jogador do nosso server pode ter é:
- 3 Exploradores Normais (da taverna)
- 12 Batedores Selvagens (do Mercador, inclusive os de ofertas limitadas)
- 3 Exploradores Experientes (dos eventos de páscoa)
- 3 Exploradores Sortudos (do evento da copa e do Mercador)
Com as skills adequadas estes permitem por dia um total de 42 buscas de Artefatos e ainda 9 slots extras de Sortudo.
# CATALISADORES 3X
Nas buscas de Artefatos, os catalisadores 3x são (chance de dropar entre parênteses):
Pato Assado (9,1%), Prato de Macarrão do Piero (6,1%), Pé de Coelho (6,1%) e Ritual da Mãe Árvore (6,1%).
Na busca extra do Sortudo são:
Cesta de Frutas Exóticas (9,15%), Pé de Coelho (3,05%), Prato de Biscoitos (4,88%), Bebida Energética (6,1%) e Poção de Energia Infinita (4,88%).
Ponderando estas chances pela duração dos catalisadores (catalisação de amigo) percebe-se que em média cada busca de Artefato traz 7,5 horas de catalisação 3x e o slot extra do Sortudo 9,26 horas.
O total de catalisação 3x que podemos obter por dia será então de:
- insígnias: 98 x 9 = 882 horas
- poções energia infinita prefeitura = 2 x 18 = 36 horas
- catalisadores da busca de Artefatos= 42 x 7,5 = 315 horas
- catalisadores extras da busca dos Sortudos = 9 x 9,26 = 83 horas
Total = 1316 horas de catalisação 3x por dia
# CATALISADORES 4X
Nas buscas de Artefatos temos apenas o Saco de Neve de Arco-íris (9,1%).
No slot extra do Sortudo temos o Saco de Neve de Arco-íris (0,61%) e o Lanche de Estádio (4,88%).
Ponderando estas chances pela duração dos catalisadores (catalisação de amigo no caso do Lanche) percebe-se que em média cada busca de Artefato traz 8,7 horas de catalisação 4x e o slot extra do Sortudo 2,3 horas.
O total de catalisação 4x que podemos obter por dia será então de:
- catalisadores da busca de Artefatos = 42 x 8,7 = 367 horas
- catalisadores extras da busca dos Sortudos = 9 x 2,3 = 21 horas
Total = 388 horas de catalisação 4x por dia
#RESUMO
Catalisadores:
3x = 1316 horas / dia = 55 prédios
4x = 388 horas / dia = 16 prédios
No post seguinte vamos usar estes catalisadores para responder finalmente à questão sobre uma grande e viável cadeia de moedas.
Nota: considerei apenas os catalisadores genéricos. Além destes ainda pode-se contar com alguns prédios específicos catalisados, como, por exemplo, armeiros, pesqueiros, silos, fazendas, etc. Estes catalisadores podem ser feitos na prefeitura ou vem na busca de Artefatos.
Mark_Explorer
United Settlers
Obg Mark, está muito bom mesmo :)
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