Tudo certo? Reparei muita gente com dificuldade de entender como funciona e como usar a visão geral da economia, o que vem a ser muito importante nas missões que pedem "uma produção de pelo menos x/12h" (e pra ter uma boa economia em geral), então vou criar um pequeno guia pra tentar explicar.
Qualquer sugestão de como melhorar o guia será muito bem-vinda
Vamos lá então..
1) A interface
Clicando em qualquer item no menu esquerdo, abre a cadeira de produção daquele recurso. Aqui vemos a cadeia de Tábuas de Madeira Macia que é uma das mais simples no jogo.
Os números na parte superior (dentro do quadrado laranja) se referem ao estoque atual de cada recurso e os números na parte inferior (quadrado roxo) a quantidade daquele recurso que é produzido a cada 12h. Sim, a informação que nós temos é sempre a cada 12h.
Certo, e o que as cores vermelho, amarelo e verde significam?
verde - a produção está positiva, a cada 12h é produzido mais do que consumido desse recurso
vermelho - a produção está negativa, a cada 12h é consumido mais do que produzido (esvaziando o estoque e quando esse chegar a 0, vai atrasar a produção dos recursos acima na cadeira)
amarelo - algum recurso abaixo na cadeia de produção está vermelho (no exemplo as tábuas aparecem em amarelo, porque a produção de madeira está negativa)
2) Logo pelo menos 0/12h, significa o que?
Uma produção positiva (verde) daquele recurso.
..e quando diz pelo menos 360/12h, por ex?
Uma produção de pelo menos 360 a cada 12h... se o número estiver próximo (digamos 300 nesse caso), recomendo tentar mover o prédio que faz a produção pra mais próximo da prefeitura (ou armazém), ou usar um catalisador pra passar da missão (já que ele vai temporariamente aumentar a produção), ao invés de construir novos prédios.
3) E como eu conserto isso?
A resposta mais simples é: construindo mais dos prédios que estão produzindo negativamente, ou aumentando o nível dos que já existem.
Mas, vamos dar uma olhada na minha produção de Madeira Macia que é o que está em vermelho. Clicando em cima do ícone do tronco, vemos a janela abaixo.
Aqui é possível ver que a madeira macia está sendo usada em outras cadeias de produção, além da de Tábuas de Madeira Macia e que o problema está no fato de eu produzo em torno de 3000 (se eu colocasse o mouse sobre o 3k ele me mostraria o número exato), mas consumo em torno de 4000.. me dando um saldo de -811
Então, vamos construir mais lenhadores (ou aumentar o nível dos que já existem - q foi o q eu fiz) p/ aumentar a produção de madeira.
4) Problema resolvido (..será?)
Aumentei o nível de alguns lenhadores e vamos ver o que aconteceu na minha cadeia de Tábuas de Madeira Macia agora.
As madeiras estão positivas, mas agora o ícone da árvore está negativo. O q aconteceu é que agora eu estou cortando mais árvores e os meus silvicultores não estão plantando o suficiente. Logo, vamos colocar mais silvicultores (..ou aumentar o nível dos que existem).
Obs. Cada cadeia de produção precisa de um número diferente de prédios para se sustentar. Vou deixar aqui a dica que no caso de madeira macia, em torno de 3 silvicultores pra cada 2 lenhadores costuma resolver.
5) Agoora sim
Aumentando os sivicultores, finalmente consegui uma produção positiva.
Maas.. de tempos em tempos, sem mexer em nada, isso pode acontecer:
essa é uma questão particular dos silvicultores e não é motivo pra desespero, contanto q na maior parte do tempo esteja positivo. A explicação que aparece na imagem é a informação que o jogo da ao colocar o mouse em cima do ícone.
Uma última observação: minas estarão sempre negativas e um dia elas vão acabar, basta mandar o geólogo buscar mais (ele vai achar elas sempre nos mesmos lugares)