Eu fiquei incomodado logo no início do jogo com a quantidade de contruções focadas só para produzir madeira que eu precisei fazer para dar os primeiros passos (não a variedade, a quantidade).
Eu acho que as aprimorações deveriam ser mais baratas e precisar de materiais mais realistas. Por que um lenhador precisa de tanto mármore? Mesmo a madeira dura que ele pede, se você usou madeira macia para construir, porque você precisa da dura já logo na primeira aprimoração? Acho que a madeira dura deveria ser exigida pra aprimorações mais avançadas, já que você só pode produzir no nível 18.
Não sei bem qual o máximo de aprimorações, mas poderia colocar a madeira dura no terceiro ou quarto nível, talvez, e trocar o mármore por pedras, deixar o mármore para as construções mais "sofisticadas" como a prefeitura, as residências, a taverna etc.
Para compensar a maior facilidade nas aprimorações, poderia reduzir a quantidade de licenças para construção, ou até exigir mais colonos para aprimorar.
Não acho que a jogabilidade esteja prejudicada pelo modo como está, pois é só você sair construindo várias construções iguais, mas eu acho isso meio desnecessário, algumas iguais tudo bem, mas várias logo nos primeiros níveis, não.