Responder ao Tópico
Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: [Guia]Posição dos Prédios | Tempo de Produção Total

  1. #1
    Avatar de Yeeey
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    RS
    Posts
    225
    Mundo
    Prospervila

    [Guia]Posição dos Prédios | Tempo de Produção Total

    Juntando as informações de outros bons tópicos aqui do fórum (e outros fóruns d TSO), e tendo como base o guia que havia escrito para minha antiga guilda, resolvi criar esse tópico para ajudar a compreender o sistema de produção de recursos da ilha

    A verdade é que não existem posições corretas e incorretas para cada cadeia em relação ao armazém, nem "o" local definitivo no mapa para cada prédio, cada jogador com certeza é capaz de criar suas próprias estratégias baseado na sua preferencia (e paciência de ficar pensando em paisagismo :P), mas um entedimento de como as coisas funcionam certamente ajuda bastante nessas horas.
    E é justamente isso que com sorte eu conseguirei passar com esse guia

    Ansiosos: pulem pra baixo onde mostra a imagem com diagramas e o mapa (dps se não entenderem, voltem um pouco para ler as explicações :P)

    Qlq erro, comentários, sugestões, dúvidas, etc postem aí

    Tempo de Produção total

    O tempo de produção total de um prédio é determinado por dois fatores:

    • Tempo de Produção

    O tempo de produção é o tempo que o colono leva para produzir os recursos, cada prédio possui um.
    Clicando sobre um prédio e indo na aba "detalhes" é possível ver esse tempo marcado como "tempo de produção". Esse tempo não tem como ser diminuido. Os demais tempos nessa aba, são relacionados ao tempo de transporte e veremos a seguir.

    Para uma lista completa dos tempos de produção de cada prédio você pode conferir:
    Essa tabela que eu traduzi (créditos originais nela mesmo): Prédios Produção/Consumo (está desatualizada, faltam os prédios do sistema d ciências)
    ou a original do Sinister-King (UK) em inglês

    • Tempo de Transporte

    O tempo de transporte é o tempo que o colono leva para buscar a matéria prima do depósito e levar o produto produzido até o armazém mais próximo.

    Então, o colono deve ir buscar a matéria prima para a produção em algum depósito (ou no armazém no caso das fundições por exemplo que buscam o minério e o carvão), voltar até o prédio, produzir o produto, levar o produto final até o armazém e voltar ao prédio.

    Alguns exemplos de diferentes prédios:



    Certos prédios como minas e poços são o seu próprio depósito. Ou seja, não precisa se deslocar para buscar a matéria prima, apenas para levar o produto até o armazém depois de pronto.



    Outros prédios, como as fazendas, lenhadores, silvicultores, cantarias... precisam ir até um depósito atrás da matéria prima e depois levar o produto até o armazém.
    No caso das fazendas, o depósito seriam os campos de trigo.
    Não tem como escolher em qual depósito o prédio vai, o jogo calcula o mais próximo (em caso de 2 depósitos na mesma distância, por algum motivo, o jogo opta pelo q estiver mais abaixo do prédio)



    E por último, os prédios cuja matéria prima para o seu produto já se encontra no armazém. Esses são espertos, quando eles levam o produto pronto já buscam a matéria prima pro seguinte. Contudo, eles costumam possuir os tempos “Preparações para o trabalho” e “Limpar”, esses são sempre iguais ao tempo de transporte de/para o armazém.

    Como calcular o Tempo de Transporte



    Primeiro: A maior parte dos prédios possui a porta voltada para baixo (conforme vcs podem observar na imagem acima no caso da fazenda e armazém), a uma exceção que eu consigo lembrar são os campos de trigo que possuem 4 portas: 1 para cada lado.

    Tendo dito isso, as bandeirinhas que aparecem no chão quando vamos posicionar um prédio ou clicamos em cima do prédio são um grande indicativo.
    Assim como o general, o colono leva cerca de 2seg caminhando por bandeirinha.
    Nesse caso, as bandeiras verdes representam o trajeto até o armazém e as amarelas até o depósito.
    Logo,
    - 6 bandeiras até o campo de trigo: 12seg para ir + 12seg para voltar
    - 4 bandeiras até o armazém: 8seg para ir + 8 seg para voltar.
    Total: 40seg de transporte.

    Se ao invés de uma fazenda, fosse uma padaria, ou armeiro, ou fundição, ou enfim um prédio que não precisa se locomover até um depósito. Nós calculariamos o tempo de ir/vir do armazém x4:
    - 4 bandeiras até o armazém: 8seg para ir + 8seg para voltar + 8seg “Preparações para o trabalho” + 8seg “Limpeza”
    Total: 32seg de transporte

    Estradas

    Elas são essencialmente inúteis e servem apenas como decoração, mas muitos jogadres tem o hábito de usar elas para demarcar e planejar o posicionamento dos prédios no mapa.



    Posicioamento dos Prédios

    Na imagem abaixo padrões comuns de disposição de prédios e a distância dos mesmos até o armazém (lembre-se de multiplicar por 2 caso seja um prédio q seja o seu próprio depósito, ou por 2 + tempo de transporte até o depósito em caso d fazendas/lenhadores, ou por 4 nas demais situações... conforme descrito acima)




    Alguns bons lugares para posicionar os armazéns na ilha:



    Lembrem que não são os locais definitivos, existem outras opções a serem exploradas

    Link d img de Grid sobre o mapa da ilha
    Eu perdi o tópico original dessa imagem com a fonte, se alguém tiver me passa que eu adiciono. 95% de certeza que foi pelo fórum alemão.

    Exemplo de como utilizar essas informações

    Eu vou usar como exemplo a cadeia de aço de como podemos usar essas informações ao nosso benefício.

    Fundição de aço = 12min + tempo de transporte
    Armeiro de aço = 24min + tempo de transporte

    Como o armeiro usa 2 barras de aço para produzir 1 espada é bom que o tempo de produção dela seja o dobro, pois assim precisamos de apenas 1 fundição (no mesmo nível do armeiro) para possuir uma produção zerada (consumo=produção).
    (2 ciclios de produção da fundição geram as 2 barras necessarias para o armeiro.. que como demora o dobro da fundição para produzir, funciona direitinho)

    Porém, o tempo de transporte do armeiro precisará ser o dobro da fundição também:
    se o armeiro ficar exatamente ao lado do armazém terá o tempo de produção total de: 24min 24seg.
    (conferindo na imagem dos diagramas lá em cima, ao lado do armazém = 6seg * 4 = 24seg de transporte)
    Como essa é a posição mais rápida, a fundição levará pelo menos 12min32seg ou 12min48seg deixando a produção de barras levemente negativa na visão geral da economia.
    Isso pode ser rapidamente solucionado mudando os prédios de lugar, colocando a fundição ao lado do armazém e o armeiro em uma posição que na imagem marque como de 12seg (12*4=48). Ficando:
    Fundição = 12min24seg
    Armeiro = 24min 48seg

    Esses 24seg a mais na produção do armeiro (causado por movermos ele) não serão significativos nesse caso, já que ele demora 24min para produzir 1 espada. Em 12h, esses 24seg custam 1.5 espadas.

    Outros podem julgar o contrário: que deixar a fundição levemente negativa seja melhor (regulando com um catalizador por dia), levando em consideração que se produzirá mais espadas (o recurso que realmente importa nesse caso).

    A estratégia de deixar certas cadeias negativas e depender de catalizadores para sustentá-las é usada por vários jogadores principalmente os que preferem não comprar licenças com PPs (ex, possuir mais padarias que os moinhos seriam capazes de sustentar e cataliza os moinos regularmente). Ok, a importância dos catalizadores nesse jogo não é o foco desse guia xP

    Para quem entende inglês e quiser se aprofundar um pouco mais, segue o link do tópico do SageSmurf (UK) que contém uma série de vídeos explorando posicionamentos para cadeias específicas.

  2. #2
    ChapeleiroBR
    Parabéns pelo excelente trabalho, juntou os tópicos que eu sempre consulto e ficou muito bom mesmo.

    Um comentário você disse que é sempre escolhido o depósito abaixo quando há dois depósitos na mesma distância, acho que é pelo motivo da entrada e saída dos edíficos serem na parte de baixo, algo que eu percebi também é que os colonos sempre contornam os prédios, se no caminho prédio / armazem existirem outros prédios que bloqueiam a passagem elas vão ter que contornar.

Responder ao Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  • BB Code está Ligado
  • Smilies estão Ligados
  • Código [IMG] está Ligado
  • Código HTML está Desligado