Responder ao Tópico
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 1 2
Resultados 11 a 19 de 19

Tópico: Feedback: Evento de Halloween 2014

  1. #11
    Former Community Team member Avatar de BB_Aeyline
    Data de Ingresso
    Jun 2014
    Posts
    348
    Mundo
    Prospervila
    Citação Postado originalmente por NERDino Ver Post
    Sobre o bug de se poder comercializar tal prédio, assim como já aconteceu com outros. eventos, seria interessante que tivesse algum informativo na página inicial ou no fórum sobre a venda deste prédio, se ela vai ser desativada ou não. Não teve informativo, somente jogadores novos vendendo a preços muitos altos, jogador com mais de 6 piscicultura, sendo limite 3, e que provavelmente deixa o jogo bem desequilibrado.

    Assim como ocorreu no bug dos armazéns do evento de natal a mais, seria interessante jogadores serem obrigados a devolver: ou para o jogo ou para seus respectivos donos. Que estão vendendo, seja por "engano" de não saber do limite de 3, ou por não saber o quanto este prédio novo é importante, ou então no pior dos casos ser uma conta para repassar recursos. Se existir outras opções, um debate e um local para isso no fórum seria também interessante.
    A informação de que os prédios são limitados foi publicada no dev diary e, portanto, jogadores que negociarem os itens contando que ele será incluído na loja regular do jogo podem ter uma surpresa, no mínimo, desagradável.

  2. #12

    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    RIO
    Posts
    180
    Mundo
    Prospervila
    Feedback do Halloween: Minha impressão acabou a graça dos eventos...

    Vou expor os motivos que me deram a impressão da graça dos eventos ter acabado: BOM, REGULAR E MAL. E apontar possíveis soluções.

    Gollem: RUIM
    Embora este ano tenha melhorado a dinâmica de matar o Gollem, ao ser exibido as as horas que faltam para ele reaparecer na ilha, o problema foi os catalizadores escolhidos.
    Além de não pode poder usar os catalizadores mais fracos, mesmo que tirasse porcentagem menor de sangue, como nos outros anos.
    O resultado disso foi, alguns catalizadores sobrando no menu estrela, e Gollem ainda ativo na ilha sem a possibilidade de matar por falta de recursos.
    Minha sugestão é que não se utilize recursos raros para eventos assim. Lembramos que salite não dropa com facilidade, e pela quantidade pedida tornou praticamente inviável. Minha impressão é que este recursos tenha sido feito apenas para torrar estoques, já que o pvp existe este tipo de recurso.

    Missões diárias de hallloween: REGULAR
    Como em determinado ponto as missões diárias eram só matar o Gollem e com o problema dos catalizadores, citados acima, na prática foi como se não houvesse missões.
    Minha sugestões é que missões de nível fácil, médio e difícil sejam estipuladas. E estas não só atreladas a matar o Gollem.

    Sobre o concurso de Halloween este ano: RUIM
    Ao contrário dos anos anteriores não foi um concurso específico. A temática era livre, e a impressão que tive é que esta temática queria mais movimentar o fórum que não recebe posts diários como outros serves internacionais do que ser um concurso de temática do halloween para atrair jogadores.
    Como resultado, tivemos apenas uma premiação de 1000 pps. Lembro que nos outros anos os prêmios variavam em pps de 1º lugar 4000, 2º lugar 3000-2000 e 3ª 1000. Quer dizer, bem mais que o tal concurso spotlight.
    Minha sugestão é que concursos, como nos anos anteriores, tenha um foco mais específico de atividade e não seja atrelado a participação no fórum para este ganhar likes.

    Sobre as pisciculturas: RUIM
    Não entrarei no mérito da importância do novo prédio para os jogadores: BOM. A questão é outra, seu processo de troca na CN: RUIM.
    Pois bem, o tempo passou. Vários jogadores ganharam e compraram várias. E ficou por isso mesmo. Os demais jogadores, que não praticaram tal prática não sabem que fim resultou ou então, o que seria a tal "surpresa desagradável" citada pela BB no post anterior.
    O que temos de fato, é uma economia de CN desequilibrada. Onde jogadores que se aproveitam de bugs acabam se aproveitando e tendo mais recursos que os demais.
    Minha sugestões é que prédios envolvidos em eventos estejam a partir do primeiro dia de evento bloqueados.

    Sobre novos jogadores atraídos pele evento: REGULAR
    Como é de se esperar em todo evento, há um número expressivo de novos jogadores. E como também já virou tradição, a maior parte sai do jogo assim que o evento termina e doa seus recursos: em leilões na aba global, ou então com preços inexpressivos.
    Minha sugestão, para evitar este tipo de situação, é que jogadores novos tenham limitadas as vendas de recursos relacionados a eventos vendidos na CN.
    Assim como á um limite mínimo para participar do evento, level 19 por exemplo, como jogadores com level menor saem vendendo abóboras ou prédios especiais na CN?
    Seria interessante colocar tal limite, para evitar a criação de multicontas nos eventos.
    E principalmente evitar as doações para não tornar a CN inflacionada ou injusta.

    Sobre o drop de abóboras: RUIM
    Fiz um levantamento de todas aventuras que realizei no evento. O que deu para para ter a média de drop de abóboras diários que consegui por cada aventura.
    Meu record foi de 343 por 8 amor materno no dia 14-10-2014. A partir da semana seguinte, o máximo 231 tendo uma média de 60 diárias. Incluindo-se aventuras ilha dos piratas e amor materno.
    Me parece que o nível de drop das abóboras foi diminuído ao longo do evento. Principalmente a partir da segunda semana.

    Catalizadores de abóboras: RUIM
    Tirando o fato de alguns catalizadores não estarem funcionando corretamente nos campos de abóboras.
    É preciso rever o tempo dos catalizadores produzidos na prefeituras, já que para os campos de level 1, com intervalo de 8 horas de produção, tornam estes são inviáveis. Pois os catalizadores tem um limite de 6 horas.

    Como observação, lembro que estão pensando em diminuir a quantidade de recursos dropados nas aventuras do jogo. Neste contexto, mesmo fazendo mais aventuras, o evento ficará muito desinteressante. Já que o drop de abóboras é pequeno.
    Última edição por NERDino; 11.11.14 às 15:06.
    ----------------------------------------------------------------
    Moderação e Equilíbrio ao lema espartano...
    ----------------------------------------------------------------

  3. #13
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila
    No post do NERDino já estão citados os principais itens, vou então me ater a comentar estes sob meu ponto de vista, além de acrescentar mais alguns poucos.

    Avaliação Geral minha: BOM

    Golem:
    Foi muito melhor que ano passado.
    Diferenciar o Golem por level foi bacana, já que permitiu levels baixos a matar muito mais Golems. Aliás, a todos foi possível matar bem mais, primeiro porque ele reaparecia diariamente (ano passado demorava 2 dias ou mais, não lembro bem o prazo) e depois porque ficou mais barato, até mesmo os Golems por titânio. No ano passado só era viável matar 3 ou no máximo 4 Golems. Depois disso o preço subia exponencialmente e era muito mais barato vender os recursos equivalentes na CN. Este ano quem não quisesse gastar titânio ainda poderia matar 10 Golems por custos bem baixos. E matar os Golems com titânio ainda era a preços razoáveis comparados com o preço das abóboras na CN.

    Missões diárias de Halloween:
    Foi igual ano passado
    Concordo que deveríamos ter missões ao longo de todo evento, não apenas matar o Golem.

    Concurso de Halloween:
    Como sempre pouco interesse por parte dos jogadores. Acho que estes eventos precisam ser repensados. Já está comprovado que mesmo com PPs de recompensa não há interesse por parte do público Brasileiro/Português.

    Pisciculturas:
    Como sempre achei ótimo termos um prédio novo, creio que é necessário para que atraia também os jogadores mais antigos ao evento.
    Rechaço veementemente a consideração que a piscicultura ser negociável tenha sido um bug e quem negociou na primeira semana se valeu de um bug. Estava assim no test server e prédios semelhantes (veja a cabana de caçador) são negociáveis também. Portanto quem negociou na primeira semana simplesmente se valeu das regras do jogo vigentes e nem teria porque desconfiar que esta condição fosse mudar.
    Mas achei importante a ideia de não negociarmos mais, já que evita as multi-contas. Sugiro que novos predios sempre sejam assim, não negociáveis durante TODO o evento e um CERTO TEMPO depois também. Mas não deixar negociar nenhum desses prédios para sempre não é a melhor opção, já que é uma forma dos jogadores que gostam de gastar dinheiro com o jogo em transformar PPs em outros recursos.

    Demais itens a comprar no Mercador do Evento:
    Achei bom. É um evento com itens variados, vários prédios. Principalmente as escolas que não se negocia são itens interessantes. O General também é interessante para jogadores mais novos.

    Novos jogadores atraídos pelo evento:
    Também sou da opinião que evento não atrai jogadores novos. Conversei com jogadores novos durante o evento e os realmente novatos nem se ligaram no evento. Eles tem tanta coisa para assimilar que o evento, que começa na prática no level 19, passa batido. Também sou da opinião que a maioria dos novatos que negociam fortemente na CN se tratam de fato de multi-contas, jogadores que não agregam valor ao jogo e que desaparecem assim que pegam os recursos do evento e repassam às ilhas principais dos Multi-contas.

    Drop de abóboras em aventuras:
    Posso dizer apenas sobre o que eu e o pessoal da Guilda fizemos: Cavaleiros Negros ao longo de quase todo evento. Já de início notamos que a rentabilidade era muito boa, e mesmo com alguns dias melhores e outros piores, a percepção de todos nós foi que o drop médio se manteve igual (e muito bom nesta aventura) do início ao fim do evento.
    É claro que nem todas aventuras valiam a pena fazer olhando apenas o drop de abóboras nos Loots. Quem acompanhou o guia deste link pôde avaliar melhor o que valia a pena e o que não.
    Também este link dava uma alternativa para quem quisesse ter recursos para negociar na CN.
    Assim no cômputo geral este evento foi ao meu ver muito favorável a quem queria realmente trabalhar fazendo aventuras. Acho isso saudável, melhor que outros eventos que se resumem a enviar Explorers e esperar eles voltarem.

    Drop de abóboras na ilha:
    Acho que poderiam retirar as abóboras dos colecionáveis na ilha. São tão raras que não vale o trabalho.

    Catalizadores de cemitérios:
    Achei ótimo. Fizeram render os campos bem mais que os catalisadores normais e permitiram um uso para alguns colecionáveis que alguns jogadores não utilizavam. Quem se valeu dos recursos do jogo e usou a catalisação amiga deu pra catalisar pelo menos os cemitérios nobre e comum. O pequeno realmente é melhor só catalisar com prato de peixe ligando e desligando em seguida.
    Aqui comigo só usei Lobisomens e funcionaram normalmente.
    Última edição por Mark_Explorer; 12.11.14 às 15:30.

  4. #14
    Avatar de Mark_Explorer
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Posts
    606
    Mundo
    Prospervila
    Quero analisar melhor esta questão das Pisciculturas. Tenho pelo menos 5 questões que no momento depõe contra os argumentos apresentados que tentam caracterizar o fato como exploração de um Bug:

    Primeiro: a Piscicultura ficou no Test Server por um bom tempo e negociável, portanto não procede a ideia que foi algo que a BB não pôde perceber antes.

    Segundo: a intenção da BB é que tenhamos mais de 3 pisciculturas. Se não fosse esta a intenção não estaria prevista para ser lançada em uma das próximas versões, conforme já se pode ver no test Server:

    Notem que é vendida por PPs a preços nada exorbitantes e em número ilimitado.
    Mesmo que isto não venha para o server de jogo, já mostra a intenção da BB que se sustenta mesmo após o evento. Portanto não se justifica o argumento de desequilíbrio na CN. Mesmo que traga um desequilíbrio terá sido algo intencional por parte da BB. E isto tem ocorrido em diversos momentos ao longo deste jogo com a introdução de novidades. E convenhamos, o desequilíbrio provocado por outras inovações, como insígnias, fabricação de fragmentos e explorers que trazem catalisadores raros, foi imensamente maior que a economia de alguns pães.

    Terceiro: não faz sentido falar em desequilíbrio também para este caso já que existe outro prédio praticamente igual: Cabana de Caçador. Tem no evento de natal, limitado em número, passou a ser vendido por PPs após o evento natal de 2012 onde veio pela primeira vez, é negociável e também não gasta material para produzir. Porque então supor que a Piscicultura deveria ter um tratamento diferente?

    Quarto: não há relação nenhuma entre o prédio ser limitado em número no evento e o fato de ser negociável. Se tivesse, nenhum dos prédios a seguir poderia ser negociado: silo, armazém melhorado, moinho de água, cabana de caçador e mosteiro. Muito me estranha este argumento apenas para a piscicultura.

    Quinto: se mesmo em face dos argumentos anteriores considerarmos por um momento que ainda assim fosse um bug, não se pode acusar jogadores de terem se aproveitado deste fato, pois de forma alguma isto poderia ser antevisto. Já estava assim no test server e há vários outros prédios em condição semelhantes. Portanto não se pode condenar ninguém que tenha gastado valores altos na CN para obter prédios além dos 3.
    E a comunicação nestes casos precisa ser feita de forma ampla. Eu mesmo vi aquele pequeno coment no Dev-Diary apenas 1 mês depois e só porque eu fui procurar informações sobre o assunto quando estava escrevendo este comentário.
    Ainda saliento que a questão é bem diferente do armazém no calendário. Naquele caso era bem claro que cada jogador deveria receber apenas 1. Os que pegaram mais que 1 os pegaram sem custos. O que é bem diferente do caso das Pisciculturas, que eram vendidas a sobre-preço na CN (valor superior ao que compramos os 3 nossos no Mercador)


    Nota final: vejam bem, não estou condenando o fato de ele ter deixado de ser negociável. Acho inclusive que não deveria ter sido desde o começo para evitar multi-contas. Mas rechaço veementemente a acusação de abuso de um bug.
    Última edição por Mark_Explorer; 12.11.14 às 17:02.

  5. #15

    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Posts
    37
    Mundo
    Prospervila
    Aparentemente todos os erros do TSO são transformados/justificados como acusações de abusos de bugs por parte dos jogadores. Sempre foi mais facil condenar e procurar "bodes" expiatorios do que resolver e assumir os pressupostos erros. Contudo, e como ja é um habitué, parabéns pela excelente argumentação, Mark.

  6. #16

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    14
    Mundo
    Prospervila
    Está se tornando hábito culpar os jogadores por erros do jogo... lastimável...

  7. #17

    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Posts
    37
    Mundo
    Prospervila
    Seguindo os critérios precedentes:

    Avaliação Geral do evento: BOM

    Golem:
    Horrivel, repetitivo, caro, não incentiva os jogadores a um "trabalho" diario.

    Missões diárias de Halloween:
    Interessante, talvez os prémios devessem ser melhores progressivamente.

    Concurso de Halloween:
    Pouca publicidade então poucos participantes. Como em qualquer concurso vale a pena concorrer conhecendo exaustivamente os critérios de avaliação. A heterogeneidade de avaliação cria muitas duvidas e não convida as pessoas a concorrerem. Contudo parabéns ao excelente trabalho ganhador do Nerdino.

    Pisciculturas:
    Excelente.
    Primeiro a introdução de mais um edificio que apresenta sempre um grande aliciante.
    Segundo, a qualidade funcional e estética da mesma, muito bem atingidas pela equipa de programadores.
    Terceiro, a resolução de uma pequena parte dos objectivos diarios do jogo, que se tornam fatigantes e desmotivantes, os depositos de peixes.
    Haja a inteligência que com o decorrer do tempo proporem soluções semelhantes para as minas de ferro, marmore e pedra, pois a rotina diaria associada desmotiva o mais crédulo jogador.


    Demais itens a comprar no Mercador do Evento:
    Excelente.
    A diversificação alicia uma maior variedade de jogadores.

    Novos jogadores atraídos pelo evento:
    Nada de especial a assinalar.
    Não é o evento que traz novos jogadores, mas sim uma forte campanha e publicidade, mediatizando o Settlers. Os jogadores novos que chegam nem sequer sabem o que é um evento.

    Drop de abóboras em aventuras:
    Péssima avaliação.
    Uma saturação de realização de Cavaleiros Negros, efectivamente com um excelente drop médio. Mas ao nivel de programação/probabilidades uma total desilusão para as outras aventuras previstas.

    Drop de abóboras na ilha:
    Reitero as palavras do Mark: "Acho que poderiam retirar as abóboras dos colecionáveis na ilha. São tão raras que não vale o trabalho."

    Catalizadores de cemitérios:
    Excelente.

  8. #18

    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    RIO
    Posts
    180
    Mundo
    Prospervila
    Citação Postado originalmente por Mark_Explorer Ver Post
    No post do NERDino já estão citados os principais itens, vou então me ater a comentar estes sob meu ponto de vista, além de acrescentar mais alguns poucos.

    Drop de abóboras em aventuras:
    Posso dizer apenas sobre o que eu e o pessoal da Guilda fizemos: Cavaleiros Negros ao longo de quase todo evento. Já de início notamos que a rentabilidade era muito boa, e mesmo com alguns dias melhores e outros piores, a percepção de todos nós foi que o drop médio se manteve igual (e muito bom nesta aventura) do início ao fim do evento.
    É claro que nem todas aventuras valiam a pena fazer olhando apenas o drop de abóboras nos Loots. Quem acompanhou o guia deste link pôde avaliar melhor o que valia a pena e o que não.
    Também este link dava uma alternativa para quem quisesse ter recursos para negociar na CN.
    Assim no cômputo geral este evento foi ao meu ver muito favorável a quem queria realmente trabalhar fazendo aventuras. Acho isso saudável, melhor que outros eventos que se resumem a enviar Explorers e esperar eles voltarem.
    Bem sobre a questão de aventuras feitas de forma coletiva e por intermédio de ajuda de guilda...
    Sobre a "lucratividade" dos drops vale apenas lembrar os seguintes argumentos:

    A aventura Cavaleiros Negros é indicada no mínimo para nível de jogador necessário maior que 42.
    O evento pede como indicação para sua participação nível 19.

    Um evento supõe no mínimo que os jogadores por si só consigam os itens. Mas se for por cooperação ajuda da guilda pode ser útil.
    De todo modo, fica claro neste caso, que mesmo com o melhor tutorial ou a melhor ajuda de guilda que na aventura cavaleiros negros, que está sendo julgada de nível bom de drop, os os jogadores de baixo nível não poderiam ajudar. Servindo apenas de looter.

    Deste modo, já deixaria claro que os jogadores de level baixo não conseguiram juntar em tempo hábil todas as abóboras necessárias para comprar todos os prédios sem ajuda de terceiros. Se fazendo presente apenas com atividades (suas aventuras ou missões) do evento.
    ----------------------------------------------------------------
    Moderação e Equilíbrio ao lema espartano...
    ----------------------------------------------------------------

  9. #19

    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    RIO
    Posts
    180
    Mundo
    Prospervila
    Citação Postado originalmente por Aligaeiz Ver Post
    Seguindo os critérios precedentes:
    Novos jogadores atraídos pelo evento:
    Nada de especial a assinalar.
    Não é o evento que traz novos jogadores, mas sim uma forte campanha e publicidade, mediatizando o Settlers. Os jogadores novos que chegam nem sequer sabem o que é um evento.
    Concordo com a questão da publicidade para atrair novos jogadores em evento.
    Mas além desta, me preocupa também a publicidade para atrair jogadores antigos com contas antigas inativas.

    Como observado por demais jogadores, muitos voltam para o evento.
    Participam, e logo em seguida fazem leilões e doações nas abas.
    Jogadores misteriosamente voltando e ao fim de realizar as doações no evento somem.

    É precisa lembrar que evento atraia mais jogadores.
    E um sistema que faça block de itens importantes para comércio, principalmente para contas inativas a muito tempo, seria fundamental em épocas de evento.

    Citação Postado originalmente por Aligaeiz Ver Post
    Drop de abóboras na ilha:
    Reitero as palavras do Mark: "Acho que poderiam retirar as abóboras dos colecionáveis na ilha. São tão raras que não vale o trabalho."
    Sobre retirar as abóboras das ilhas dos itens colecionáveis espalhados pela ilha. Discordo com esta retirada.
    Afinal, itens colecionáveis procura quem os quer, não é uma obrigação do evento caça-los.

    E lembrando que em um contexto que só algumas aventuras dão um bom loot de abóboras, e níveis baixos tem dificuldades de iniciá-las sem ajuda de terceiros.
    É importante que as mesmas continuem sim espalhadas pela ilha. Quem quiser as procure, se não quiser é só esperar de 8-12 horas que elas desaparecem.
    ----------------------------------------------------------------
    Moderação e Equilíbrio ao lema espartano...
    ----------------------------------------------------------------

Responder ao Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  • BB Code está Ligado
  • Smilies estão Ligados
  • Código [IMG] está Ligado
  • Código HTML está Desligado